artigo da semana

-O TERCEIRO MILÊNIO-

Por J. Herculano Pires

Uma colaboração de Estênio Negreiros (estenio.gomesnegreiros57@gmail.com)

 

 

Descobri esse trecho num livro que estou lendo e achei bastante oportuno para os dias de hoje. Deve ter sido escrito há uns 30 ou 40 anos.

 

"O Mito do Terceiro Milênio, que muitos espíritas aguardam com a ingenuidade dos judeus que ainda esperam o Messias, e dos cristãos que aguardam a volta de Jesus entre nuvens, com revoadas de anjos ao redor, enquanto catástrofes punitivas devastarão o Planeta, não passa de interpretação errônea e supersticiosa de um arquétipo coletivo: o anseio dos homens por um mundo feliz, despertado nas criaturas pela realidade longínqua das realizações ainda em lenta progressão na Terra e já atingidas no Cosmos por mundos mais antigos que o nosso.

 

O Terceiro Milênio é simplesmente a continuação das fases milenares do calendário cristão designadas no tempo como Primeiro e Segundo Milênio. É, portanto, uma fase de mil anos, e que o ano 2000, aguardado como hora mística de redenção universal, é apenas o ano inicial de um milênio de grandes e profundas transformações da Terra, na sequência natural do seu processo evolutivo.”

 

J. Herculano Pires – O Centro Espírita – Pág. 112

 

Publicado em 10 de dezembro de 2013, autoria de Maurício M. Vilela

 

Extraído da página https://textosespiritas.wordpress.com