artigo da semana

-INFLUÊNCIA BENÉFICA DO CRISTIANISMO PURO - A PRESENÇA DE DEUS-

Por José Amigó e Pellícer

Uma colaboração de Estênio Negreiros (estenio.gomesnegreiros57@gmail.com)

 

 

Parte Segunda

 

A Razão e a Fé esclarecidas pela Revelação

 

Capítulo I

 

Assim como o orvalho da noite reverdece as plantas emurchecidas ao beijo do sol canicular, assim reviviam nossas esperanças abatidas, à medida que respirávamos, no reparador ambiente, o ar puro das crenças verdadeiramente cristãs.

 

Novos e dilatados horizontes se abriam à nossa admiração — e a alma, livre e com o gozo da liberdade, voava de horizonte em horizonte, até descortinar o misterioso ponto em que a Terra se junta com o céu.

 

Desertores da casa paterna e voluntariamente desterrados do nosso país natal, respirávamos, outra vez, as brisas queridas do lar e da pátria, enriquecidas já de saudáveis e perfumadas emanações.

 

Saindo do cristianismo romano, volvíamos ao Cristianismo, mas ao Cristianismo em sua consoladora pureza, levando um tesouro inesgotável de convicções e de fé.

 

Tal é o resultado que produz o estudo das doutrinas cristãs-espíritas em quem o empreende dominado do desejo de descobrir o caminho da verdade religiosa.

 

Elas penetram suavemente na razão, a consciência abraça-as sem obstáculo e a vontade acolhe-as com entusiasmo e prazer. À influência benéfica da sua luz fogem, envergonhadas, todas as dúvidas; desaparecem as contradições e brotam torrentes de consolações e harmonias.

 

É a fé triunfando da negação, é o éter, é a esperança, é a realidade enchendo o abismo do vácuo; é Deus que se levanta esplendoroso do seio do Universo, inundando-o com o Seu amor.

 

Benditas as horas que a tão saudável estudo dedicamos!

 

Porque nessas horas o coração sente Deus, a alma respira Deus, a vontade busca Deus - e o encontra em toda parte: no sopro do zéfiro, no bramido da tempestade, no cântico do passarinho, no silvo da serpente, na escuridão, na, luz, no gusano, no homem, na Terra e nos céus.

 

Nessas horas, o espírito readquire a paz e a liberdade, e, sobrepujando as misérias da vida, eleva sua vista na direção que lhe aponta o gênio do bem.

 

Publicado na página https://www.luzespirita.org.br/leitura/pdf/l99.pdf